sábado, 6 de setembro de 2014

O QUE É HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS?
É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a ...
higienização simples,

PARA QUE HIGIENIZAR AS MÃOS?
A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades:
Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato.
Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.



QUER SABER MAIS? CLIQUE ABAIXO E CONTINUE LENDO... :)

sexta-feira, 14 de março de 2014

Amamentação: um ganho para toda a vida!

Amamentação: um ganho para toda a vida!  

O tema escolhido para a SMAM 2014 enfoca os Objetivos do Milênio: “comprovando a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e muito mais”

Os principais objetivos são:


1. Informar sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e como se relacionam com Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.


2. Mostrar o progresso alcançado até o momento e as lacunas existentes e decisivas para o Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de primeira infância.


3. Chamar atenção sobre a importância de priorizar ações para proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno como uma intervenção fundamental na contagem regressiva para os ODM e na era pós 2015.


4. Estimular o interesse entre os jovens, tanto mulheres como homens, para compreenderem a importância e relevância do aleitamento materno no mundo de hoje.

Aleitamento materno, um direito natural que devemos preservar!  




terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Horta Caseira em garrafa PET - parte 1 (super dicas!)

No post anterior, comecei fazendo a pergunta: Por que seria recomendado para alguém fazer uma horta? Pois bem, já sabemos que motivo é o que não falta para começar a cultivar algumas plantinhas em casa. Imagina a satisfação em ter ervas frescas para temperar como, orégano, manjericão, manjerona, cebolinha, salsinha e tudo mais que o seu espaço permitir! Tudo fresco, orgânico e plantado por você!

Gostei das dicas do blog Agroecologia e Sustentabilidade para o controle das formigas. Recomendo a leitura!

Na internet você poderá encontrar diversos vídeos e reportagens para auxiliar nessa empreitada, mas separei algumas dicas bem legais pra você! Recomendo que assista todos (são vídeos curtos), pois cada um apresenta variações nos materiais utilizados, mas isso não tem problema, desde que você consiga fazer a sua horta caseira. Escolha a técnica que melhor se adapte para os materiais que você tem de fácil acesso e mãos à obra!

Continue lendo, clique no link "mais informações"...

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Por que seria recomendado para alguém fazer uma horta?

Vamos cultivar uma horta? Sim, isso é um convite!


Vou começar a cultivar a minha (...logo postarei fotos!) e convido você para essa "terapia".

O texto que segue, é parte de uma entrevista que você pode acompanhar na íntegra no blog Quintais Imortais sob o título Ao tomar a atitude de produzir uma horta caseira deixamos de lado cegos hábitos de consumo e pensamentos imediatistas ... já deu pra perceber que cultivar uma horta tem muitos benefícios, além de ter temperos frescos (orgânico!) ao seu alcance! 

trecho...

"A elaboração de horta é uma terapia muito positiva para a mente e corpo humanos. Ao longo do último século se inventou o distanciamento entre alimento e remédio mas isso é algo muito estranho. O cuidado com seu corpo começa pelo cuidado com a alimentação e a produção do seu próprio alimento é o melhor jeito de ter certeza do que está ingerido.

Porém, a saúde humana depende também da tranquilidade de mente e, no ambiente urbano tão corrido, é muito importante ter uma terapia. A horta traz a possibilidade de conexão com a natureza, de compreender os tempos e de ver crescer a vida. O contato com a terra tem grande poder terapêutico, comprovado em estudos com diversos públicos.

Por último, a horta traz o resgate de um conhecimento ancestral, escondido nos ambientes urbanos mas que está presente dentro de cada um. Quando se está em contato com a horta é possível perceber logo o conhecimento instintivo que o ser humano guarda. Tente e irá ver como você tem muitas das respostas simplesmente ao observar a horta".

Não preciso escrever mais nada, né? Vale a pena ler a entrevista!

Mas, e aí... consegui convencer você? Espero que sim! 

Continue lendo, clique no link abaixo...

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Cubos de Azeite com Ervas Condimentares

A dica de hoje é sobre tempero! Cubos de azeite com ervas condimentares - frescas ou desidratadas


Desconheço a autoria da foto, mas ela já circulou bastante pela internet e realmente a receita é boa! 
Acompanhe o passo a passo e saiba quais são as dicas para preparar e armazenar corretamente...

Continue lendo, acesse o link abaixo.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Foodscapes - Paisagens de Alimentos

Da série, Arte e Alimentação, hoje apresento o trabalho do fotógrafo britânico Carl Warner que criou esta série de fotografia inusitada com diversos alimentos - Foodscapes - Paisagens de Alimentos

O termo foi cunhado na junção de food (comida) + landscape (paisagem) É um processo fotográfico complexo, onde as fotos são tiradas sobre mesas de 1,2 x 2,4 metros , ganhando assim a sensação de profundidade e realismo, sendo registradas em “camadas”, para evitar que os alimentos murchem antes do fim da sessão de fotos.


 É um trabalho incrível!!!

Continue lendo... acesse o link logo abaixo.

Como montar um "café da manhã saudável"

Acompanhe, clique no link abaixo "mais informações"...

Porque é utilizada uma pirâmide para representar o conceito de alimentação saudável?

Pirâmide de Alimentos/Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que tem como objetivo orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. 

É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade (a pirâmide representada na imagem).


Acompanhe, clique abaixo em "mais informações"...

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Azeite e sua classificação, segundo o percentual de acidez.

Conheça a classificação do Azeite - 
Feita após a prensagem, a partir do percentual de acidez. 

Conheça a classificação do Azeite- é feita após a prensagem, a partir do percentual de acidez. 
1- Azeite extravirgem: até 0,8% de acidez
2- Azeite virgem: entre 0,8% e 2% de acidez
3- Os azeites com acidez acima de 2%, chamados de lampantes, não são adequados para o consumo humano e são submetidos a processos físico-químicos, chamados de refino, para redução da acidez. 
4- O azeite refinado não é comercializado puro, porque quando se reduz a acidez com produtos químicos ocorre também a perda de sabor e aroma.

** Para “recuperar” essas características, a indústria faz uma mistura de azeite refinado e azeite extravirgem ou virgem. O resultado é um produto mais barato, comercializado com o nome de azeite de oliva.

5- Azeite de oliva: Com até 1% de acidez, é uma mistura do azeite refinado com o extravirgem ou virgem

A classificação segues as normas do Conselho Oleícola Internacional, órgão que regula a maior parte da produção mundial.





Crédito da imagem- site sofisticado.com.br - Matéria original: Por Erickson Aranda


Nutrição e Segurança de Alimentos - Nutricionista Heloína Pimentel
5 chaves para um Alimento Seguro 

Orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) que abordam os cinco principais pontos para uma alimentação mais segura e os cuidados que devem ser seguidos por manipuladores de alimentos.




Clique no link abaixo e leia a matéria completa... 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

 Filme da Semana - Como Água para Chocolate

A alimentação é permeada por diversos significados, desde o âmbito cultural até as experiências pessoais. Na literatura, na religião, nas artes culinárias, no cinema, estão presentes histórias e exemplos do simbolismo alimentar. No blog teremos uma seção/categoria dedicada à arte, com sugestões de filmes, músicas, poemas e outras representações artísticas onde a alimentação está presente.
Clique no link abaixo e leia a matéria completa...
Preparo básico do Feijão

Coloque a quantidade de feijão que for preparar em uma vasilha e espalhe para observar se tem grãos, pedrinhas e outras sujidades 
(hoje a maioria vem limpo, mas por segurança é importante olhar antes!) 

Deixe o feijão de molho por pelo menos 15 minutos ou 24 horas para evitar a formação de gases (flatulência), descarte essa água. (...já falamos sobre isso! leia esse post propriedades nutricionais do feijão).


Clique no link abaixo e leia a matéria completa...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Nutrientes e propriedades funcionais do Feijão

O feijão é um alimento do grupo das leguminosas  (grãos que são gerados em vagens) e faz parte da alimentação diária da maioria dos brasileiros.

Vagem seca do feijão tipo carioquinha

Clique no link abaixo e leia a matéria completa...

Diferentes tipos de FEIJÃO

Na seção de poemas, a estréia foi com o nosso querido Feijão
Poema - Feijão Novo Pois agora vamos conhecer mais um pouco sobre esse ilustre alimento! O FEIJÃO nosso de cada dia!
Clique no link abaixo e leia a matéria completa...

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Poema da semana - Feijão Novo

Estreando a seção de "poemas do blog", compartilho o poema 
do meu amigo músico e poeta Rico Salles!     

FEIJÃO NOVO

Um aroma de feijão novo passeia pela casa
e extrai saliva de onde ali não existia,
incita à fome onde não havia, engraçado.
Quanta esperança avisa um pino de panela; feijão novo como um novo dia.

A panela de pressão bufa como um touro ensandecido
e avisa a casa inteira com seu pino dançarino
que é preciso contar o tempo, precisar o cozimento.
Feijão novo... é um deslumbramento.

Maria-fumaça que não se move e leva todos meus anseios,
curioso... busco calor no sol da manhã de inverno,
no quintal, me sento no piso marrom, braços cruzados, blusa de lã.
Ouço com muita atenção: o pino que dança,
que gira e cansa o novo feijão.

Rico Salles (blog Poemas Potáveis)

clique aqui

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Quem é o manipulador de alimentos?

É a pessoa que lava, descasca, corta, rala, cozinha, ou seja, prepara os alimentos!

É necessário algum cuidado especial para ser manipulador de alimento? 


R: Sim... é necessário ter alguns cuidados com a higiene pessoal. A nossa higiene também garante um Alimento Seguro! 

Cartilha sobre Boas Práticas para serviços de alimentação
RDC 216/04


Saiba mais, acesse Nutrição e Segurança de Alimentos



Higiene Pessoal do Manipulador de Alimentos

O que é Boas Práticas na manipulação de alimentos?

São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. 

O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Uma das legislações que norteia as "boas práticas" é RDC nº 216/04 ANVISA

Conheça também a Cartilha do Manipulador de Alimentos elaborada para auxiliar os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores. Tudo isso, por meio do cumprimento das regras da RDC nº 216/04 voltadas aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissarias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais".

Saiba mais, acesse a página Nutrição e Segurança de Alimentos 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Qual a diferença entre Segurança Alimentar X Segurança de Alimentos?

Você sabe qual é a diferença entre os termos Segurança Alimentar X Segurança de Alimentos?

A Segurança Alimentar (do inglês Food Security) trata da implementação de políticas públicas para garantir o acesso da população aos alimentos em quantidade e qualidade adequadas.


Já a Segurança de Alimentos (do inglês Food Safety) é sinônimo de "alimentos seguros" e tem como objetivo assegurar a qualidade nos produtos comercializados, garantindo que estão isentos de contaminantes biológicos, físicos e químicos no momento do consumo(...envolve os procedimentos as "boas práticas" na manipulação dos alimentos em toda sua cadeia de produção)

*Acompanhe o blog e saiba mais sobre o tema e o que significa "boas práticas na manipulação dos alimentos".

Seja bem-vindo!

Olá! Seja bem-vindo!!!    

Esse blog será uma espaço dedicado à divulgação do meu trabalho como nutricionista, assuntos relacionados à Nutrição e a integração com diversas áreas que contribuem para a melhora da qualidade de vida das pessoas! 

Heloina Pimentel